Comunidades de prática de aprendizagem para a melhoria da qualidade da supervisão pedagógica na formação inicial de professores de educação física

Preletores (e afiliação):

António Rodrigues, João Martins, Marcos Onofre (coordenador) e Nuno Ferro (FMH).


Identificação do tipo de curso:

Oficina de formação

Àrea da Liderança, coordenação e supervisão pedagógica


Regime:

Presencial


Pertinência da ação:

A investigação refere que a qualidade da formação inicial de professores implica a cooperação entre as instituições de ensino superior e as escolas, no âmbito do estágio pedagógico, o trabalho colaborativo entre supervisores é reduzido e que as suas práticas são pouco consistentes, mas que a sua ação é determinante. É consensual que os estágios são mais eficazes quando apoiados por uma supervisão cooperativa, envolvendo ativamente os professores cooperantes na concetualização e implementação da formação. A qualidade da formação de professores tem sido reportada pela Comissão Europeia indicando a necessidade de encontrar iniciativas de formação que permitam consolidar as competências de supervisão e trabalho em equipa dos supervisores.


Objetivos:
  1. Potenciar o desenvolvimento de uma comunidade de prática para melhorar a qualidade da supervisão pedagógica no âmbito da formação inicial de professores de educação física
  2. Promover a partilha de conhecimentos, capacidades e boas práticas dos professores cooperantes no âmbito dos processos de supervisão pedagógica implementados no contexto do contexto do estágio pedagógico dos futuros professores de educação física
  3. Melhoria da qualidade e da eficácia da supervisão pedagógica dos professores cooperantes no contexto do estágio pedagógico dos futuros professores de educação física
  4. Partilha, conceção, implementação e avaliação de estratégias e instrumentos didáticos com vista a potenciar os processos de supervisão pedagógica e a resolução de problemas concretos identificados no contexto do estágio.

Destinatários e as saídas profissionais:

Professores Cooperantes do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física do Ensino Básico e Secundário (grupos 260 e 620) e Supervisores da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.


Duração:

25 horas de sessões Teórico-Práticas, 25 horas de sessões de Trabalho Autónomo.


Plano curricular:
  • Sessão Presencial 1: Diagnóstico das necessidades de formação recíproca no âmbito do processo supervisivo do ensino-aprendizagem e desenvolvimento de proposta de soluções, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
  • Sessão Presencial 2: Definição das estratégias de formação recíproca e materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
  • Trabalho autónomo em contexto real de supervisão: organizados em grupos constituídos por supervisores da instituição de ensino superior e professores cooperantes, os formandos procedem à implementação e avaliação das soluções encontradas na sessão 2, no contexto da supervisão do estágio pedagógico (12,5h)
  • Sessão Presencial 3: apreciação das avaliações da experiência de trabalho recíproco autónomo, em contexto real, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
  • Sessão Presencial 4: Definição dos ajustamentos às estratégias de formação coletivas e aos materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
  • Trabalho autónomo em contexto real de supervisão: organizados em grupos constituídos por supervisores da instituição de ensino superior e professores cooperantes, os formandos procedem à implementação e avaliação dos ajustamentos soluções encontradas na sessão 4, no contexto da supervisão do estágio pedagógico (12,5h)
  • Sessão presencial 5: Síntese sobre o resultado das estratégias de formação recíproca e dos materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação, em plenário (5h, Teórico-práticas)
Metodologias da ação de formação:

Metodologias nas sessões presenciais:

  1. Sistematização do quadro de referência e plano do curso, em conferência.
  2. Trabalho de autoscopia individual, em pequeno grupo sob a forma de painel de discussão, e apresentação e discussão dos trabalhos em grupo em plenário.
  3. Apresentação e avaliação/reflexão dos resultados da implementação das estratégias de formação recíproca e dos materiais didáticos identificados em grupo.
  4. Síntese e reflexão sobre a formação no seu desenvolvimento profissional.

Metodologias no trabalho autónomo:

  1. Consulta e análise coletiva de documentos para leitura e posterior discussão nas sessões presenciais.
  2. Aplicação prática coletiva das estratégias e instrumentos.
  3. Produção de relatórios reflexivos (portfólio).

Regime de avaliação da ação de formação:

O processo de avaliação dos formandos é focado nos seguintes parâmetros:

  1. Presença obrigatória em 2/3 das sessões atribuídas à formação.
  2. Produção de um portfólio individual da formação, correspondendo a 100% da classificação final.

O portfólio é entregue 30 dias após o término da formação. O processo de preparação do portfólio é acompanhado de forma sistemática pelos formadores.

A avaliação do processo de formação será realizada da seguinte forma:

  1. pelos formandos através de um preenchimento de um questionário de avaliação da formação – conhecimento prévio e atual, expectativas, formadores, dinâmicas da formação, sugestões;
  2. pela equipa de formação através de um relatório crítico incidindo, particularmente, nas atividades desenvolvidas e na participação dos formandos.

Unidades de Crédito:

Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-115050/2.

A formação contínua considerada para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, com a duração de 50 horas (2 créditos).

Informação adicional:

  • Data de início: quarta-feira, 15 maio 2024
  • Data de fim: quarta-feira, 26 junho 2024
  • Local: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, com possibilidade de extensão para os núcleos do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física, nas Escolas Cooperantes
  • Data limite de Inscrição: Entre 10 e 14 de Maio
  • Vagas: mínimo de 10 e um máximo de 25 participantes
  • Valor de Inscrição: Gratuito
  • Observações:

    Para inscrições enviar e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Sessões presenciais às 4as feiras entre as 8h30 e as 13h30: 15 e 29 de maio; 5, 12, 19 de junho

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência